loader image

Meu Inss: Saiba como funciona e como fazer o download do App

Sempre que precisamos utilizar os serviços do Governo Federal surge aquela dúvida: existe alguma forma de otimizar o tempo sem a necessidade de ter que ir até o local? Em algumas situações essa resposta é sim, principalmente em relação ao INSS.
O governo criou um aplicativo completo com as principais funcionalidades que você precisa ter em relação ao Instituto Nacional do Seguro Social e iremos te mostrar todas as funcionalidades disponíveis aqui nesse texto!

Aplicativo Meu INSS

meu inss saiba como funciona e como fazer o download do app 1923720828
Foto/Reprodução: PixaBay

Muitas pessoas acham que o INSS serve apenas em relação a aposentadoria, mas na verdade ele oferece alguns outros serviços que são muito úteis para os brasileiros, como auxílio doença e tudo isso pode ser conferido através do aplicativo.
Além disso, ele conta com diversas outras funcionalidades e, como acontece o cruzamento de dados, você poderá conferir tudo o que estiver ligado ao seu CPF e que tenha relação com o INSS em apenas um único lugar.
Nos próximos tópicos, iremos apresentar as principais funcionalidades deste aplicativo para que você saiba tudo o que ele é capaz de oferecer. Siga lendo!

Funcionalidades do aplicativo

Quando você vai até uma agência do INSS, o que você costuma procurar: aposentadoria, salário maternidade, auxílio doença, extrato previdenciário ou simulação de tempo de contribuição? Seja qual for a sua procura, você poderá conferir tudo pelo aplicativo Meu INSS.

Conferir quanto tempo falta para você se aposentar

Uma das funcionalidades deste aplicativo é conseguir realizar um cálculo com base nas suas contribuições para ver quanto tempo falta para você se aposentar. Lembrando que os cálculos são feitos com base na Reforma da Previdência, por isso o tempo de contribuição não será levado em consideração.

Extrato Previdenciário

Agora você não precisa ir até a agência do INSS para conseguir um extrato previdenciário, pois é possível fazer isso pelo aplicativo. O extrato previdenciário é uma junção de todas as suas contribuições feitas para o INSS ao longo dos anos.

Declaração de benefício

Além do extrato previdenciário você também pode conferir as declarações do seu benefício, em que momentos ele foi pago e qual foi o valor que foi pago, tudo de forma detalhada para que você se sinta seguro com o aplicativo, sem nenhum problema.
Obviamente, existem algumas outras funcionalidades que você poderá utilizar depois que fizer o download do aplicativo, mas ressaltamos que ele é extremamente intuitivo e didático.

Avaliações de outros usuários

Se você não gosta de fazer download de aplicativos pouco confiáveis no seu celular, não se preocupe com isso, pois o aplicativo Meu INSS possui ótimas avaliações de seus usuários, conseguindo 4,7/5 estrelas nas lojas de aplicativos.
A maioria dos comentários são extremamente positivos em relação a funcionalidade do aplicativo e os serviços que são oferecidos, mas, aparentemente, depois da última atualização disponibilizada, o aplicativo está com dificuldade para a leitura de dados na hora de acessar.
Contudo, mesmo com os pequenos erros que são encontrados, esse aplicativo ainda é excelente e muito funcional, mas infelizmente não possui um substituto e, caso deixe de funcionar, resta aguardar uma nova atualização.

Como fazer o download do aplicativo no seu celular

Depois de conhecer todas as funcionalidades do aplicativo e o que os demais usuários estão falando sobre ele, está na hora de saber como solicitar o seu e, para isso, basta seguir o passo a passo descrito abaixo:
1- Acesse a loja de aplicativos disponível no seu smartphone, podendo ser App Store ou Play Store, pois o Meu INSS está disponível para sistemas Android ou iOS;
2- Na aba de pesquisa, digite Meu INSS e selecione a primeira opção disponível;
3- Selecione a opção de Instalar para fazer o download do aplicativo no seu smartphone. O tempo irá depender muito da velocidade da sua internet;
4- Depois de completar o download do aplicativo, você deve selecionar a opção Abrir para conseguir continuar;
5- O aplicativo solicitará um login com os seus dados cadastrados no site do Governo Federal, e você deve realizar o acesso usando o seu CPF e a senha.
E pronto! Depois de realizar o login com os seus dados pessoais, o aplicativo irá apresentar todos os dados que tiverem haver com o INSS para que você consiga conferir. Aproveite todas as funcionalidades disponibilizadas!