loader image

Tratamento dentário gratuito: Conheça o projeto Brasil Sorridente e como participar!

Sabia que o sistema único de saúde pode te oferecer toda a ajuda que você precisa para ficar com um sorriso lindo? Com o projeto Brasil sorridente, você pode receber diversos tratamentos odontológicos de forma gratuita. 

Abaixo, nós separamos todas as informações que você precisa saber sobre esse programa e que qualquer cidadão pode ter acesso através do SUS, com um atendimento de qualidade e sem custo nenhum.

Anúncio


Não importa a sua classe social, basta ir até o posto de saúde e fazer a sua carteirinha para ter acesso não só a esse serviço, como diversos outros. Antes de prosseguir, gostaria de ver como agendar consulta no sus online? Veja como agendar consulta agora:

Dependendo do tratamento odontológico que você for fazer, ele poderá sair muito caro e, ter uma boa saúde bucal, é essencial para a sua qualidade de vida. Além disso, um sorriso bonito pode aumentar consideravelmente a autoestima de qualquer pessoa.

Além dos postos de saúde, serviços como este também são oferecidos em centros de especialidades odontológicas, que ficam em universidades de odontologia e prestam o atendimento de forma gratuita à quem está precisando.

Grande parte dos impostos pagos por todos nós todos os dias são destinados para os tratamentos de saúde e, uma parcela desse valor, fica destinado a assistência e saúde bucal pelo SUS. Atualmente, mais de 100 milhões de brasileiros já foram beneficiados por este programa.

O que é esse programa?

Criado no ano de 2004, o Brasil sorridente da acesso a toda população brasileira, principalmente os que não tem condições financeiras, a tratamentos odontológicos totalmente de forma gratuita.

O programa atinge todo o território brasileiro e são mais de 1030 centros de especialidades odontológicas em todo o país, cerca de 8 mil consultórios e 185 unidades móveis que percorrem áreas sem atendimento.

Segundo informações da OMS (Organização mundial da saúde), este programa brasileiro é o maior do mundo quando o assunto é saúde bucal pública.

Anteriormente, nosso país ficava entre os países com maior defasagem nesta mesma área, onde a população perdia vários dentes por não ter acesso aos tratamentos necessários.

Até o ano de 1998, por exemplo, cerca de 30 milhões de brasileiros nunca tinham ido até um dentista e o programa tem o objetivo de mudar isso e garantir o tratamento de qualidade para todos.

Além dos tratamentos, o Brasil Sorridente ainda tem o objetivo de conscientizar a população e reduzir o número de cáries, através do processo de fluoretação que faz parte do programa e consiste em adicionar flúor na água consumida.

 

Quem tem direito de usar o programa?

Uma das principais dúvidas que muitas pessoas tem sobre esse programa, assim como diversos outros disponibilizados pelo SUS é de quem pode participar.

E, por se tratar de um direito e saúde pública, absolutamente todas as pessoas tem direito a receber este tratamento, ou seja, qualquer pessoa pode se inscrever no programa independente da sua situação financeira.

Claro que o atendimento deste programa não é 100% fluído como o de uma clínica particular, mas é uma ótima opção para aquelas pessoas que não possuem tantas condições financeiras.

Como participar e marcar um dentista pelo SUS

Caso seja a sua primeira vez e você deseje utilizar o programa, deverá primeiro verificar se existe o atendimento do Brasil Sorridente de forma gratuita na sua cidade.

Para isso, você deve ir até o posto de saúde, ou unidade de atendimento médico próximo a sua residência com o seu cartão do SUS em mãos para solicitar mais informações.

Após isso, caso existe atendimento na sua cidade ou em alguma vizinha, você poderá deixar agendada a sua primeira consulta naquele mesmo momento.

Na consulta, se for necessário, o profissional poderá te indicar para fazer alguns tratamentos mais específicos ou até mesmo cirurgias, que podem ser feitas também de forma gratuita nas unidades de saúde.

Quais tratamentos disponíveis?

Obviamente não são todos os tratamentos que estão disponíveis por este programa, por isso, separamos uma lista que vai te mostrar quais estão e que você pode utilizar sem precisar pagar nada, confira:

  • Limpezas;
  • Extrações,
  • Exames bucais como diagnóstico e detecção de câncer bucal;
  • Restaurações;
  • Aplicações de Flúor;
  • Remoção de tártaro;
  • Tratamento de cáries;
  • Retirada de sisos;
  • Implante dentário;
  • Aparelho dentário gratuito;
  • Endodontia (tratamento de canal)
  • Tratamento de gengiva;
  • Dentadura;
  • Biópsias e diversos outros.

Outras opções de tratamentos gratuitos

Além desta opção disponibilizada pelo SUS, você também poderá encontrar tratamento dentário gratuito em universidades, tanto públicas quanto particulares, que possuem centros de atendimentos gratuitos.

Se, por ventura, você não conseguir o seu atendimento pelo Brasil Sorridente, poderá facilmente encontrar esta outra opção disponível na sua cidade ou em alguma vizinha.

Estas clinicas são normalmente criadas para que os alunos possam aprender um pouco mais na prática, mas não precisa se preocupar, eles sempre são acompanhados de algum profissional mais experiente na área.

Lembre-se que o tratamento bucal é muito importante e pode fazer uma grande diferença na sua vida. Confira e acesse Brasil Sorridente.