loader image

Saiba como transmitir a imagem do seu celular para a televisão

Com o avanço e modernização dos serviços de streamings, como a Netflix, Globo Play e Disney +, cada vez mais surgem novos métodos para fazer com que o tempo passado assistindo aos conteúdos destes serviços seja mais confortável para o consumidor, como é a possibilidade de transmitir o que há no celular para televisões.

Assim, o consumidor pode ver a imagem com muito mais clareza e conforto aos olhos, devido ao tamanho da televisão, e opções para fazer com que isso se torne realidade são as mais diversas.

Atualmente, podemos contar com serviços de espelhamento de tela como o Google Chromecast, Miracast e outros, que além das smart tvs, permitem que possamos assistir a séries, filmes e documentários com muito mais conforto e praticidade.

Como transmitir a imagem do seu celular para televisão sem cabo

Foto/ Reprodução: PixaBay
Foto/ Reprodução: PixaBay

Para que possa ocorrer a transmissão de imagem e som para uma televisão a partir de um aparelho celular, que seja tanto IOS quanto Android, existem algumas opções no mercado. Confira algumas delas abaixo, e saiba como adquirir cada um dos aparelhos, como instalá-los e o mais importante, saiba como eles podem tornar sua vida bem mais fácil e prática!

Espelhamento

O espelhamento de tela é um recurso muito utilizado por muitos usuários, já que com ele, o celular pode ter sua tela completamente transmitida a uma televisão, e não só vídeos, como ocorre com alguns outros serviços de espelhamento.

Para os usuários do Android, o próprio Google permite que a tela do celular seja transmitida na televisão através da conexão por wifi. Já para os usuários do IOS, o espelhamento de tela só ocorre para uma Apple TV, via AirPlay.

Outra maneira possível de espelhar a tela do seu smartphone, é utilizar a mesma marca da sua tv e do seu celular, espelhando, por exemplo, a imagem de seu aparelho celular LG em sua televisão LG, e assim por diante.

Mirecast

A maneira mais prática, e também mais ‘em conta’, de espelhar o seu celular em uma televisão, é possuir uma do tipo smart tv, já que praticamente todas elas hoje em dia dispõe da tecnologia Miracast.

Hoje em dia, a disseminação das smart tvs é tão grande quanto a de televisores regulares, e o preço desta tecnologia caiu muito, e está mais acessível ao bolso dos consumidores. Com uma smart tv, você poderá espelhar seu aparelho celular nele por meio da tecnologia Miracast, o que pode ser realizado com apenas alguns cliques!

Mesmo que quase todas as tvs do tipo smart e todos os aparelhos celulares disponham desta tecnologia, é sempre interessante conferir na ficha técnica do seu produto antes de realizar a compra ou tentar fazer o espelhamento, já que sem o Miracast, nada poderá ser feito.

Caso as condições sejam favoráveis, sempre que você entrar em um aplicativo que permita que suas imagens e áudio sejam compartilhados com uma tela, você notará um ícone de espelhamento de tv. Ele está presente nos aplicativos dos serviços de streaming, assim como no Youtube, e é bem visível.

Uma vez com ele localizado, basta clicar na sua tv, caso ela esteja na lista de aparelhos compatíveis para conexão, e o compartilhamento de tela será feito, tanto nos dispositivos IOS quanto Android!

Vale ressaltar que cada fabricante nomeia o Miracast de uma maneira diferente: a LG usa o nome Screen Share, enquanto nas TVs Samsung você o encontrará como Screen Mirroring.

Chromecast

O Chromecast utiliza uma tecnologia muito semelhante a do Miracast, mas se dá pelo uso de um aparelho auxiliar, chamado de Google Chromecast, que quando conectado a uma televisão, permite que você espelhe a imagem e som de aplicativos selecionados, como se fosse uma smart tv! É uma boa opção para quem já possui uma televisão digital em casa que não possui a tecnologia Miracast e deseja espelhar o seu aparelho celular em uma televisão, mas não deseja investir o dinheiro em uma nova.

Por meio do aparelho auxiliar Chromecast, que pode ser encontrado nas lojas mais conhecidas do mercado e até mesmo comprado pela internet, o consumidor, assim que tiver o aparelho em mãos, deve fazer o download do aplicativo Google Home, responsável pelo controle de todos os aparelhos Google dentro de uma casa, fazer o cadastro do seu novo Chromecast.

Após o cadastro, o usuário poderá encontrar o ícone de espelhamento de tela nos mesmos aplicativos compatíveis com a tecnologia MIracast, e ter uma televisão regular com a mesma funcionalidade da Smart em sua casa, sem ter que pagar o valor total e uma nova.

Além do Chromecast, existem outros aparelhos auxiliares que fazem o mesmo serviços, como a Mi Box TV, o Amazon Fire TV Stick, que cumprem com o dever de espelhar a tela do seu celular da mesma maneira que faz o aparelho auxiliar do Google.

Como transmitir a imagem do seu celular para televisão com cabo

Foto/ Reprodução: PixaBay
Foto/ Reprodução: PixaBay

Se você não possui uma smart tv, ou não deseja investir uma quantia alta em um aparelho que contenha a tecnologia Miracast, não se desespere! Também existem opções que permitem que você possa espelhar a tela do seu aparelho celular na sua televisão por meio da conexão de cabos, como você pode conferir abaixo:

Com cabo USB

Uma boa opção para aqueles que desejam apenas ver arquivos presentes no aparelho celular na televisão, é conectar o cabo de energia do seu celular (o famigerado carregador, presente no momento da compra), na conexão USB da sua televisão.

Desta maneira, você poderá ver seus arquivos na televisão desde que sua tela do celular esteja ligada, e é muito vantajoso, pois não requer maiores gastos para adaptação de outras tecnologias.

Com cabo HDMI

O cabo HDMI é o que transmite a imagem e o som para uma televisão, de um notebook ou do aparelho de canais da sua televisão, por exemplo. Através do uso de um adaptador entre o cabo HDMI e o seu aparelho celular, você pode conectar seus dois aparelhos e transmitir acima a imagem total de seu celular na televisão, apenas com o investimento no adaptador, chamado de MHL ou Slimport, os dois modelos disponíveis no mercado.

Você também pode se interessar por: Golpes no Whatsapp: Saiba como eles funcionam e como se proteger!