loader image

Pix: O que é e como funciona este sistema de pagamentos

No final do ano de 2020, o Banco Central lançou um novo método de pagamentos, o Pix, que foi responsável por trazer um grande alvoroço no mercado financeiro.

Até hoje, muitas pessoas não entendem o que ele é, nem como ele funciona e por esse motivo nós fizemos esse artigo, para que você fique por dentro de tudo que envolve ele! Confira:

O que é Pix?

Foto/ Reprodução: Pixabay
Foto/Reprodução: PixaBay

Como dissemos anteriormente, o Pix é um novo método de realizar pagamento, sendo a sua principal diferença para as demais possibilidades o fato dele ser o mais rápido de todos, funcionando de maneira instantânea.

É isso mesmo que você leu, ao utilizar o Pix você poderá realizar a transferência de qualquer valor para pessoas e estabelecimentos comerciais em poucos segundos, o melhor de tudo é o fato de não existir limitações quanto ao dia da semana ou horários, como o TED e DOC.

Então, para ter acesso a esse novo método de pagamento, você apenas tem que realizar o cadastro de suas chaves em seus bancos, mas isso nós explicaremos mais para frente, porque antes você irá aprender como ele funciona.

Como ele funciona?

O funcionamento do Pix é em tempo integral, ou seja, ele está disponível todos os dias do ano, em qualquer horário, mesmo que seja às 2 horas da manhã de um feriado.

Diferentemente dos outros métodos de pagamento, com ele não existe intermediação de terceiros, desse modo ele simplesmente sai de uma conta e vai diretamente para a conta desejada.

Basicamente, ele irá funcionar da mesma maneira que as transações entre contas do mesmo banco funcionam, de maneira gratuita e a qualquer momento.

É importante deixar claro que as transferências por Pix em sua maioria são de maneira gratuita, contudo existem as exceções, ou seja, quando for fazer uma transação entre o meio físico e o digital, além de algumas pessoas jurídicas terem que pagar taxas, isso se modificará de acordo com a instituição financeira.

Outro aspecto importante a ser dito sobre esse novo método de pagamento, é que a transferências podem ocorrer entre qualquer tipo de conta bancária, não havendo a necessidade de ser apenas em contas correntes.

A única exigência estipulada pelo Pix, é a necessidade do pagador e do recebedor terem uma conta em banco, instituição de pagamento ou fintech.

Quais são as principais vantagens em utilizar esse novo método? 

Ao decorrer do texto, nós acabamos citando algumas vantagens que esse método oferece, no entanto nunca é demais deixá-las bem claras e evidentes.

Então as principais vantagens relacionadas ao Pix são:

  • Facilidade em realizar pagamentos, pois dentro de poucos segundos toda a transação está finalizada;
  • Sua disponibilidade é enorme, pois está disponível nos 365 dias do ano, 24 horas por dia;
  • Proporciona ao usuário uma experiência facilitada, pois toda transação é realizada com poucos toques;
  • A maior parte das transações realizadas pelo Pix são completamente gratuitas, mesmo que seja entre instituições financeiras distintas, diferentemente do TED e DOC;
  • Possui uma grande estrutura para a participação das instituições, assim proporcionando uma grande variedade;
  • Dentre outras vantagens.

O que são as chaves Pix? 

As chaves Pix nada mais são que a maneira de identificar a conta para qual o dinheiro vai ser transferido, pois diferentemente do DOC e do TED que você precisava informar diversos dados para que o dinheiro fosse enviado corretamente, com esse é necessário informar apenas a sua chave.

São diversas as opções de chaves, você pode utilizar o seu celular, e-mail, CPF ou cadastrar uma chave aleatória, cada instituição pode ter cadastrado até 5 chaves.

Lembre-se que não é possível cadastrar as mesas chaves em diferentes instituições, pois isso faria com que houvesse problemas na hora de saber para qual conta o valor transferido deve ir.

Então, cadastre o seu e-mail, CPF e número de telefone de maneira consciente, buscando não cadastrar todos na mesma instituição no caso de você ter diversas contas em banco, além disso, você pode criar várias chaves aleatórias para utilizá-las de maneira segura.

Como cadastrar as chaves?

A primeira coisa que você precisa saber quando o assunto é cadastrar as chaves pix é que você não precisa baixar nenhum aplicativo específico para isso, pois dentro do app das suas instituições financeiras terá a área específica para Pix.

Então, caso algum lugar mande você baixar algum aplicativo só para cadastrar as chaves PIX, saiba que isso é fraudulento e pode ocorrer o roubo de seus dados.

Dessa maneira, para você realizar o cadastro, basta atualizar o aplicativo do seu banco, entrar nele e encontrar a área destinada às chaves, assim que você abri-la terá acesso as principais informações e poderá fazer o cadastro de maneira segura.

Assim que você cadastrar os seus dados, a instituição financeira os mandará para o Banco Central, onde será finalizado o cadastro no sistema.

O que acontece se outra pessoa tentar cadastrar minha chave pix?

Quanto a isso você não precisa se preocupar, pois caso o Banco Central identifique que existe a tentativa de cadastrar a sua chave já cadastrada em outra instituição, haverá um processo de confirmação da identidade.

Como não é você que está tentando realizar o cadastro, não haverá possibilidade de conseguir, pois a pessoa não terá acesso aos meios de confirmação de identidade.

Por exemplo, se a pessoa tenta cadastrar o seu número de celular, será necessário informar o código de confirmação que será enviado por meio de SMS e para isso precisará estar com o seu aparelho em mãos.

Então, cada tipo de chave tem a sua maneira de garantir a segurança de seus usuários!

Afinal, utilizar o método Pix é seguro?

Sim, o Pix é um método de pagamento extremamente seguro, pois possui vários mecanismos responsáveis por trazer essa segurança, além de ser totalmente regulamentado pelo Banco Central.

Então, você pode ficar completamente tranquilo na hora de realizar transações utilizando-o, apenas tomando cuidado na hora de informar os dados da pessoa que deseja pagar, pois uma vez enviado não há como estornar.

Gostou do nosso texto? Compartilhe com seus amigos e comece a utilizar essa revolução nos pagamentos! E não deixe de conferir o nosso texto sobre golpes no Whatsapp, clique aqui.