loader image

Os melhores emuladores para jogar em 2021 [free fire]

O primeiro emulador foi criado antes mesmo da década de 70, por Larry Moss, que na época era funcionário da IBM, uma empresa norte-americana voltada para a área de tecnologias. Durante o passar dos anos, os emuladores passaram a se tornar mais populares por conta da internet, e também dos emuladores de video games, que permitem que video games antigos possam rodar hoje em dia, por exemplo.

Na prática, emuladores são dispositivos que permitem rodar a imagem e som de um outro dispositivo, como a tela de um computador dentro de outro computador, um aparelho celular em um computador, ou no caso dos videogames, que popularizaram este tipo de tecnologia, um jogo antigo dentro de um computador de última geração. Em termos técnicos, isso significa que são softwares que reproduzem as funções de um determinado ambiente, a fim de permitir a execução de outros softwares sobre ele.

O que você precisa saber sobre os emuladores

Foto/ Reprodução: PixaBay
Foto/ Reprodução: PixaBay

O que são emuladores?

Hoje em dia existem diversos tipos de emuladores, que se utilizam de diversas práticas diferentes, mas que no final, sempre possuem como objetivo replicar a experiência de uso do hardware ou software original, e até mesmo, equipamentos de hardware não disponíveis naquele momento, dentro de outro dispositivo.

Além dos videogames, emuladores podem ser utilizados em outros tipos de dispositivos, como tablets e smartphones, unindo as qualidades de ambos os aparelhos, para melhor experiência do usuário.

Como funcionam os emuladores?

Um emulador permite que você tenha a opção de acessar um outro dispositivo, dentro do seu.

Por exemplo, se um desenvolvedor de programas utiliza um computador com sistema Windows, mas precisa por alguma razão de uma funcionalidade presente no Mac, ele pode emular um computador Mac dentro de um Windows, e a partir dele, fazer o que precisa, sem que necessariamente tenha que gastar comprando um Mac.

Qual a vantagem em usar emulador?

Emuladores podem ser uma boa opção para quem curte jogos antigos ou jogos mobiles, mas prefere jogar com as funcionalidades de um computador. Com um emulador, você pode, por exemplo, controlar seu celular com um mouse e teclado, ou ainda ter acesso e controlar tudo que existe em um computador que está a quilômetros de distância de você.

Conheça os principais emuladores para o seu computador

Foto/ Reprodução: PixaBay
Foto/ Reprodução: PixaBay

Agora que você já tem uma ideia do que são os emuladores, conheça um pouco mais sobre alguns dos principais emuladores para o seu computador, e venha para o time da emulação também!

NOX App Player

NOX App Player é o principal emulador de Android para utilização de aplicativos e jogos móveis no computador, destinado a proporcionar a melhor experiência aos usuários que desejem utilizar aplicativos e jogos do sistema operacional Android, dentro de seus PCs.

Com ele, os usuários têm a oportunidade de desfrutarem da combinação de jogos e aplicativos desenvolvidos exclusivamente para Android, mas com os benefícios de uma tela maior, um melhor desempenho de hardware e um controle mais fácil, por conta do teclado e mouse.

Desde o seu lançamento em 2015, este sistema está sempre atualizando, e sempre está de acordo com todas as atualizações e novidades do Android. Uma das novidades do NOX App Player, e um de seus mais novos melhores pontos, é a possibilidade de controlar vários dispositivos Android sob o mesmo computador; se você dispor de uma tela grande em seu PC, pode controlar quantos dispositivos Android conseguir.

Além disso, o NOX App Player possui a opção de gravação de tela e um gravador de macros integrado ao Nox, que auxilia a registrar as ações do usuário para reprodução em um momento posterior.

Andy OS

Assim como o NOX, o Andy é um sistema de emulação que permite espelhar a tela de seu dispositivo Android no computador, que permite o uso do celular como controle remoto para jogos!

De acordo com alguns testes realizados por usuários na internet, a plataforma se mostra bastante fluida, e necessita de um nível de RAM constante de cerca de cerca de 280 MB, o que é considerado relativamente pouco, comparando com alguns outros sistemas.

No entanto, é necessário ter muito cuidado com este emulador, já que recentemente surgiram notícias de que ele estaria minerando criptomoedas no PC de seus usuários. Um usuário do Reddit descobriu que a ferramenta Andy instala sem o consentimento dos usuários, um minerador de bitcoin que usa GPU em segundo plano, o que pode vir a causar sérios problemas. Sobre o caso, a empresa responsável pelo emulador se mostrou muito confusa em suas respostas, e depois de um tempo, o que muitos interpretaram como uma tentativa de calar o usuário do Reddit que teria detectado o problema do sistema.

Bluestacks

Bluestacks é talvez o melhor sistema de emulação de todos, e assim como os anteriores aqui citados, serve para que o usuário de aparelhos Android consiga transmitir sua tela para o Windows. Ele não abrange apenas jogos, mas vários outros aplicativos Android, e é tido como um dos que roda mais facilmente, sem que tudo fique travado.

Além de ser considerado o Bluestacks também é tido como o mais seguro para o Windows, independentemente da versão de sistema que você possui, já que funciona da mesma maneira em um computador de última geração como em um modelo de 6 anos atrás.

MeMU

O MeMU é um dos emuladores de Android que mais impressionam no Windows, não só por sua velocidade, mas também por suas diferentes funcionalidades, que não são vistas em outros emuladores, como suporte aos processadores Intel e AMD.

MeNu permite que os seus usuários usem até três dispositivos android conectados ao mesmo tempo, em janelas diferentes.

Genymotion

Para fecharmos nossa lista com chave de ouro, o Genymotion é um emulador gratuito do Android, que é capaz de proporcionar ao usuário versões e aplicativos desse ambiente do Google que ele necessariamente tenha que obter novos dispositivos ou tenha que fazer downgrades e upgrades em seus dispositivos Android.

Ele funciona de maneira muito semelhante aos demais acima citados, mas é a opção ideal para muita gente porque é uma ótima alternativa para testes de versões e produtos desenvolvidos para o sistema operacional móvel Android, já que permite que os usuários experimentem estas versões dentro do computador, com uma interface e utilização leves e com um ótimo visual.

Você também pode se interessar por: Saiba como transmitir a imagem do seu celular para a televisão