loader image

Tudo que você precisa saber sobre leilões de carros

Os veículos recém saídos de fábrica estão com os preços lá em cima, por isso os consumidores estão procurando por outras alternativas para adquirirem o seu automóvel próprio. Um negócio que está em alta são os leilões de carros e eles são certeiros para quem está procurando o negócio certo.

leil25C325B5es2Bde2Bcarros
Imagem: Reprodução/Internet

Pensando em trazer mais informação para os nossos leitores, separamos tudo que você precisa saber sobre leilões de carros. Para saber mais e conquistar o veículo dos seus sonhos, basta seguir lendo a nossa matéria!

Tudo que você precisa saber sobre leilões de carros

Os leilões de carros não possuem um público alvo, desde que você esteja buscando uma boa oportunidade de conseguir um automóvel por um preço mais baixo, o leilão é para você! Antes de você cair de cabeça no mundo dos leilões, é necessário que você saiba algumas coisas sobre o assunto. Confira!

Principal vantagem

A principal vantagem do leilão é bastante óbvia: conseguir um produto com um preço muito inferior ao que seria disponibilizado no mercado. Apesar de ser uma qualidade que chama a atenção, muitos consumidores acabam se sentindo receosos por não terem conhecimento sobre o assunto.

Nós entendemos perfeitamente o seu medo, afinal o mercado automotivo brasileiro é extremamente tradicional, contando sempre com as velhas opções: consórcio e financiamento. Felizmente, isso está mudando!

Desde que os leilões começaram a tomar espaço no mercado, os consumidores perceberam que é possível conseguir veículos pela metade do preço da tabela.

Quem pode participar

Tenho certeza que você se sentiu instigado por conta da enorme diferença de valor e agora quer saber se pode participar do leilão, estou certo? Eu sei que sim! Apesar do leilão ser uma modalidade bastante acessível, ele conta com alguns pré-requisitos:

  • ser maior de 18 anos;
  • possuir RG, CPF, CNH e, em alguns casos, é exigido comprovante de residência;
  • realizar cadastramento prévio no site ou sede do leiloeiro.

Com apenas esses documentos, você já poderá participar dos leilões legalmente e dar lances para adquirir o seu veículo! Para que você tenha mais entendimento sobre o evento que irá participar, é ideal que você leia o edital no portal do leiloeiro.

Os leilões online

Uma das maiores vantagens do mundo moderno é ter acesso à internet. Por isso, todas as plataformas acabam, uma hora ou outra, se modernizando e os leilões não ficaram para trás. Eles funcionam da mesma forma que os leilões presenciais, mas acontece no conforto da sua casa.

Apesar de eles serem digitais, seguem as mesmas regras dos leilões presenciais, desde os seus parâmetros jurídicos até mesmo a ética que os participantes devem apresentar durante os lances.

O funcionamento da modalidade

Os leilões de veículos possuem alguns parâmetros básicos que devem ser seguidos e você deve ter consciência sobre eles antes de iniciar com os lances. É importante que se entenda que:

  • Os pagamentos são realizados à vista;
  • Existe a comissão do leiloeiro, que é de 5% do valor do arremate;
  • Se houverem pendências, o comprador deverá resolvê-las antes de retirar o veículo;
  • Todas as irregularidades, débitos e pendências estarão descritas no lote;
  • Caso você não honre com o pagamento, o seu nome será colocado em uma lista e você será proibido por tempo indeterminado de participar de leilões. 

Para além disso, o básico: o maior lance leva o veículo disputado, caso a expectativa de valor do vendedor seja atingida.