loader image

Saiba como pagar no leilão eletrônico da Receita Federal

Os leilões online estão sendo cada vez mais procurados desde que a pandemia do Covid-19 chegou ao Brasil. Infelizmente, muitas pessoas que antes participavam dos leilões presenciais ficaram com dúvidas sobre como participar dos leilões eletrônicos.

pagar2Bleil25C325A3o
Imagem: Reprodução/Internet

Pensando em trazer mais informação para os nossos leitores, fizemos um post exclusivo sobre como funciona o pagamento dos leilões eletrônicos. Para saber mais, basta seguindo lendo a nossa matéria!

Leilões eletrônicos

Em primeiro lugar, você deve saber um pouco mais sobre o funcionamento do leilão de eletrônicos. Eles acontecem no formato de lotes, onde produtos de um mesmo nicho são selecionados para serem vendidos juntos. 

Já que eles são vendidos em lotes, você não pode comprar os produtos separadamente, então cada lance dado abrange todos os produtos colocados naquele lote, mesmo que você não queira algum deles. 

Se você quiser saber detalhadamente o funcionamento do leilão de eletrônicos, nós temos uma matéria que comenta tudo que você precisa saber sobre isso, inclusive o que é necessário para participar dos leilões. Para ler, basta acessar o link e você será redirecionado para o nosso site. 

Como funcionam os pagamentos dos produtos

Infelizmente, a Receita Federal não oferece nenhuma opção de parcelamento quando o assunto é leilões. Após arrematar o lote, o comprador terá que emitir o DARF, que é o Documento de Arrecadação de Receitas Federais e, a partir daí, ele terá duas opções:

  • Pagar o valor do lote de forma integral no primeiro dia útil após o leilão;
  • Pagar o valor total em duas partes, sendo que 20% do valor devem ser pagos no primeiro dia útil após o leilão e os outros 80% devem ser pagos em até 8 dias corridos após o leilão.

O comprador deve efetuar o pagamento exclusivamente na rede bancária, seja presencialmente ou através do Internet Banking. No primeiro caso, é possível pagar em dinheiro ou cheque. Já no segundo, exclusivamente via débito na conta.

Além disso, vale lembrar que a Receita Federal pode cobrar alguns ICMS além do valor final do lote, então esteja preparado para pagar alguns impostos a mais antes de comemorar um produto barato. 

E não se esqueça: o valor é tratado pela Receita Federal como um imposto. Assim, quem garantir um lote num pregão e não pagar será multado, e na persistência os produtos serão retidos e incluídos em um novo leilão.

Como eu recebo o produto

Infelizmente, a Receita Federal não fica responsável pela entrega dos produtos na sua casa, portanto é de sua inteira responsabilidade o pagamento de taxas de envio e fretes, bem como todo o deslocamento do seu lote até a sua residência.

Todas as informações sobre o transporte dos produtos e retirada dos mesmos ficam descritas nos editais e, como cada edital é diferente e possui as suas próprias regras, você deve ler eles separadamente e com muita atenção. 

Queremos lembrar que, mesmo que os itens estejam sendo vendidos por um valor mais barato, que no final do leilão eles vão seguir com o valor inicial. O preço final de um lote depende muito do que está sendo vendido e de quantas pessoas estão participando do leilão, portanto muitas vezes acaba valendo mais a pena comprar um produto novo.