loader image

Saiba como comprar eletrônicos baratos nos leilões da Receita Federal

De vez em quando, a Receita Federal realiza um leilão com mercadorias que foram apreendidas na alfândega ou que foram abandonadas em aeroportos, por exemplo. O leilão da Receita Federal acaba chamando atenção pelo valor dos produtos, que geralmente são arrematados por valores bem inferiores aos de mercado.

leiloes2Beletronicos
Imagem: Reprodução/Internet

Antes de entrarmos no período de isolamento social, esses leilões ocorriam de forma presencial, nos locais onde essas mercadorias eram deixadas, mas atualmente são apenas leilões eletrônicos.

Para saber mais sobre quais são os eletrônicos disponíveis nos leilões da Receita Federal, como participar dos leilões e como realizar o pagamento dos seus produtos, basta seguir lendo a nossa matéria!

Quais são os produtos leiloados?

O nosso país faz fronteira com locais que possuem venda de produtos a um preço muito inferior ao do nosso mercado, por isso muitas pessoas acabam indo até o Paraguai, Argentina ou Uruguai importar algum desses produtos.

Em boa parte dos casos, acontece a apreensão dos produtos importados e até mesmo o veículo usado para o transporte pode acabar indo a leilão. O mais comum é trazerem equipamentos eletrônicos, tais como:

  • notebooks;
  • celulares;
  • video-games;
  • televisores;
  • relógios digitais;
  • entre outros.

Todos eles acabariam sendo revendidos por um valor muito inferior depois de cruzarem a fronteira, por isso cada vez mais os veículos estão sendo barrados pela alfândega a fim de fazer uma revista rigorosa.

Como participar dos leilões de eletrônicos?

Em primeiro lugar, você precisa saber que os leilões da Receita Federal são realizados em lotes, portanto se você quiser um único produto daquele lote, terá que levar todos os outros que fazem parte do mesmo. Por exemplo:

Lote 1: Macbook Air e iPhone 8 com lance mínimo de R$3.000.

Lote 2: iPhone X, AirPods e Apple Watch com lance mínimo de R$2.000.

É visível que o valor iniciais dos leilões são muito inferiores ao valor real dos produtos, mas isso não significa que esse será o valor final do lote. Como são produtos de qualidade, eles acabam atraindo muitos compradores, então o valor final pode ser mais do que o dobro do inicial.

Para participar dos leilões, é necessário gerar um código de acesso através do Portal e-CAC. Além do código, você precisará ter um certificado digital, que pode ser comprado em diversos sites.

Os códigos gerados são diferentes, pois você pode participar do leilão como pessoa física ou jurídica. Caso você tenha dúvidas sobre a geração do código de acesso, esse documento explica o passo a passo de como consegui-lo.

Como realizar o pagamento dos produtos

Infelizmente, não é oferecida nenhuma opção de parcelamento para quitar o valor do lote. Após o término do leilão, o comprador terá que emitir o DARF, que é o Documento de Arrecadação de Receitas Federais e, a partir daí, ele terá duas opções:

  • Pagar o valor do lote de forma integral no primeiro dia útil após o leilão;
  • Pagar o valor total em duas partes, sendo que 20% do valor devem ser pagos no primeiro dia útil após o leilão e os outros 80% devem ser pagos em até 8 dias corridos após o leilão.