loader image

Detran realiza leilões online de veículos; saiba como participar

A modalidades presenciais de leilões foram suspensas por conta da pandemia do Covid-19 e, desde então, eles estão sendo realizados de online e continuam sendo abertos ao público em geral.

leil25C325A3o2Bdetran
Imagem: Reprodução/Internet

Se você costumava participar de leilões mas está com dúvidas sobre como encontrar os melhores sites e como participar deles, nós iremos esclarecer tudo que você precisa saber, basta seguir lendo a nossa matéria!

Como saber se um site é confiável?

Infelizmente, existem diversas pessoas aplicando golpes descarados na internet que, além de roubarem os nossos dados pessoais, acabam roubando o nosso dinheiro! Por isso, separamos algumas dicas para que você consiga identificar se um site é confiável. Confira:

Confira se o site faz parte do Leilão Seguro

Com o crescimento dos leilões online, foi necessário criar um selo de qualidade dos sites para verificar que eles eram livres de fraudes. Para se certificar disso, a Associação da Leiloaria Oficial do Brasil criou o Selo Leilão Seguro, disponibilizado apenas para empresas idôneas. 

Se você quiser conferir quais sites possuem esse selo, basta entrar neste link. Nele contém todos os sites que receberam o Selo Leilão Seguro. 

Verifique reputação e semelhança de informações

Não ache que o que diz no site é lei. Procure cruzar os dados em outras redes sociais, redes de avaliação disponíveis no Google, entre outros. Geralmente, empresas falsas possuem erro no cruzamentos, que pode ir desde o número de contato até a aparência do logotipo da empresa.

Confirme também se a descrição dos anúncios são condizentes com as fotos e se o nome da empresa está escrito com a grafia correta.

Pagamento de boletos

Nunca pague boletos que estão com o CNPJ diferente do que a empresa divulga, pois certamente irão para outra conta e você não receberá o seu produto. Boletos em nome de pessoas físicas também são passíveis de desconfiança. 

Onde assistir leilões?

Antes de você começar a dar lances nos produtos, é válido que você realize uma pesquisa em quais são os melhores sites de leilões e quais possuem uma disputa maior no produto que você está procurando. 

Existem diversos sites onde você pode assistir leilões, basta que você faça uma pesquisa rápida no Google. O ideal, é que você faça a verificação do Leilão Seguro antes de começar a dar lances. 

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia, por exemplo, está realizando o primeiro leilão totalmente online. Eles disponibilizaram cerca de 380 carros e motos e basta acessar o site para participar. 

Como participar de leilões online?

Em primeiro lugar, você precisará criar um cadastro no site que quer realizar nos lances do leilão. Será necessário adicionar suas informações pessoais e ainda comprová-las, pois como envolve uma grande quantidade de dinheiro, é necessário tomar cuidado com fraudes.

Você precisa adicionar seu nome completo, CPF, RG, data de nascimento, endereço, estado e cidade em que reside e contatos (e-mail e telefone). Para completar o seu cadastro, terá que enviar foto dos seus documentos que comprovam a sua identidade.

É possível realizar o cadastro como pessoa física ou como pessoa jurídica, caso você queira participar do leilão pela sua empresa.