loader image

Como funcionam os leilões eletrônicos da Receita Federal

Os leilões presenciais estão suspensos por conta do Covid-19 até segunda ordem e, por conta disso, os leilões eletrônicos estão sendo mais requisitados. Um dos leilões que está tendo muitos lances é o leilão da Receita Federal.

eletronicos
Imagem: Reprodução/Internet

Para saber mais sobre como funciona o leilão eletrônico da Receita Federal e como você pode participar dele, basta seguir lendo a nossa matéria!

Leilões da Receita Federal

Em primeiro lugar, você deve saber que os leilões eletrônicos e também os presenciais disponibilizados pela Receita Federal contém itens apreendidos tanto na alfândega como na fronteira do Brasil e, por isso, eles possuem um valor abaixo do que normalmente seria vendido.

Não quer dizer que eles tenham uma qualidade inferior por serem mais baratos, apenas significa que eles são usados como uma forma de renda extra por parte da Receita Federal, mas apenas os produtos em perfeito estado são vendidos.

Leilões Eletrônicos

Os leilões eletrônicos da Receita Federal são divididos em lotes e, para levar um produto para casa, você necessariamente precisa levar todos os outros produtos do lote junto, por isso o valor inicial não costuma ser muito baixo.

Antes dos lances começarem, é lançado um edital no site da Receita Federal e você deve lê-lo com muita atenção, pois nele contém todas as informações necessárias para que você participe do leilão e entenda sobre quais são os produtos disponíveis. 

É possível acessar o site da Receita Federal, através do Sistema de Leilão Eletrônico e verificar quais são os editais que ainda estão valendo. Além disso, no próprio site é possível verificar até que data é possível dar um lance no produto. 

Por fim, é possível ver os lotes de produtos que ficam disponíveis em cada edital, sendo que alguns contém fotos dos produtos, enquanto outros possuem apenas as descrições do que está sendo vendido. 

Como cada um dos lotes possui produtos diferentes, eles também possuem lances mínimos diferentes, que são apresentados ao lado de cada um. A plataforma é bastante completa e de fácil entendimento, por isso você terá muita facilidade para acessar.

Como participar dos leilões eletrônicos

Para participar dos leilões da Receita Federal, é necessário ter um código de acesso que pode ser conseguido no Portal e-CAC. Além do código, você precisará de um certificado digital, que é de sua inteira responsabilidade e pode ser comprado em alguns sites, ficando disponível para pessoa física ou jurídica. 

Depois de entrar em um leilão, aconteceram duas fases, sendo que a primeira será como uma “peneira” para quem realmente quer aqueles produtos. Na segunda fase você deverá tomar mais cuidado, pois o preço do lote pode subir muito e muitas vezes acaba sendo melhor comprar o produto diretamente da loja.

No momento do leilão, pode parecer muito tentador comprar diversos produtos por um valor mais baixo, mas lembre-se que os produtos precisam ser pagos poucos dias após o término do leilão e a Receita Federal acaba não oferecendo muitas garantias.

Para saber mais sobre como funcionam os pagamentos para a Receita Federal e como você recebe o produto, basta acessar o link e você será redirecionado para a nossa matéria!