loader image

Como emitir a segunda via do seu Cartão SUS atualizado!

O Cartão do SUS é o documento mais importante para que as pessoas consigam ter serviços de saúde gratuitos em todo o território brasileiro. Principalmente em casos emergenciais, ele é indispensável para que o atendimento seja feito rapidamente.

cartao sus segunda via
Imagem: Reprodução/Internet

Como ele é tão importante assim, devemos ter o cartão sempre em mãos. Contudo, o que acontece se perdermos esse cartão ou se somos furtados? Existe a possibilidade de tirar uma segunda via?

Não é necessário que você ande sempre com o seu cartão, desde que saiba o número de identificação, pois ele é utilizado para acessar o seu histórico médico e verificar todos os atendimentos anteriores que você teve.

Apesar disso, é sempre recomendado que você circule com o seu cartão e, se por um acaso você perder, existe sim a possibilidade de tirar uma segunda via e ela deve ser feita o mais rápido possível, pois nunca se sabe quando será necessário usar o cartão.

SUS – Sistema Único de Saúde

O SUS é usado por milhões de brasileiros ao redor do Brasil, pois é o único programa 100% gratuito e que conta com milhares de médicos extremamente capacitados para atender as pessoas mais carentes.

Através do SUS, os pacientes recebem consultas médicas, exames, cirurgias, e vários outros procedimentos gratuitos em todo o território nacional. Por conta de todos esses serviços, o SUS é um exemplo para o mundo inteiro.

Quando você realizar o cadastro do SUS, irá receber o seu cartão com um número de identificação único e intransferível, que apresenta todos os dados sobre as suas consultas médicas anteriores.

Cadastro do SUS

Para realizar o cadastro no SUS, basta se dirigir até uma Unidade Básica de Atendimento da sua cidade, até a Secretária Municipal de Saúde ou a uma unidade de saúde da família. Você deve levar o seu documento de identificação com foto para realizar o cadastro.

Ele é feito na hora e você já recebe a carteira com o seu número de identificação. Além do número, o seu nome, sexo e data de nascimento também são apresentados no documento. Diferente dos demais documentos nacionais, o Cartão do SUS pode ser plastificado para garantir a sua durabilidade.

Infelizmente, a única forma de realizar o seu cadastro é de forma presencial, sendo este um dos únicos serviços que não podem ser feitos pela internet. Isso acontece porque os seus documentos devem ser comprovados no ato da inscrição e é necessária a sua assinatura para confirmar o seu cadastro.

Quais são os documentos necessários para realizar o cadastro?

Para realizar o cadastro do SUS, você deve ser brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro residente no Brasil. Os documentos que você deve apresentar são os seguintes:

  • Documento de identificação com foto, como o RG;
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Comprovante de Residência em seu nome atualizado, no máximo do último mês.

Apresentando estes documentos você consegue realizar o seu cadastro rapidamente e já sair com o cartão em mãos.

Segunda via do Cartão do SUS

Caso você já possua o cadastro do seu Cartão do SUS e tenha sido furtado ou tenha perdido o seu documento, existem algumas formas para você emitir a segunda vida do seu documento.

Você pode se dirigir até um dos postos de saúde da sua cidade ou até a Secretária de Saúde e, claro, pode solicitar também pela internet através do site Meu DigiSUS. Ambas as formas são rápidas e você consegue o seu cartão em poucos minutos.

Através do portal do Meu DigiSUS, você consegue realizar diversas consultas ao serviços oferecidos pelo sistema, além de conseguir solicitar a sua segunda via. Tudo que você precisa é ter um documento de identidade para ver o seu CPF.

Para acessar o site é necessário colocar a sua senha cadastrada além do número do CPF. Caso você não tenha um cadastro no site, é possível criar uma conta rapidamente apenas usando alguns dados básicos como seu nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Após fazer o login na sua conta, acesse a página de Minha Saúde, e em seguida selecione a opção de “Meu Cartão Nacional de Saúde”. Outra tela irá se abrir e você terá a opção de fazer o download do seu cartão para depois imprimi-lo e plastificá-lo.

O que eu consigo consultar no portal do Meu DigiSUS?

O sistema é bastante completo e possui a realização de diversos serviços, dentre eles:

  • Impressão da segunda vida do Cartão do SUS;
  • Verificação de informações;
  • Alteração de senha de acesso ao portal;
  • Visualização do seu cartão através do Tablet ou Celular;
  • Consulta de histórico de atendimento;
  • Consulta de unidades de atendimento próximas à você;
  • Lista de medicamentos disponíveis na Farmácia Popular;
  • Retirada de medicamentos;
  • Serviços de emergência;
  • Agendamento de consultas;
  • Informações sobre o funcionamento do SUS;
  • Doação de sangue e transplante de órgãos;
  • Entre outros.

Caso você tenha ficado com qualquer dúvida sobre como tirar a segunda vida, ou como usar o site, existe a possibilidade de enviar uma pergunta/dúvida para o portal do SUS, onde você deverá preencher apenas o seu nome e e-mail para que seja respondido.

O acesso é feito diretamente no portal, pelo link disponibilizado, e qualquer uma das suas dúvidas pode ser respondida totalmente online!