loader image

Imposto de Renda 2020: Onde encontrar e como recuperar o recibo

Após preencher todos os dados para a declaração do Imposto de Renda, o contribuinte tem a opção de imprimir um recibo ou receber um extrato. Esse documento é apenas a comprovação de que você enviou a sua declaração para a Receita Federal.

receita2Bfederal2Brecibo

Caso você tenha finalizado o envio, e tenha esquecido de emitir o comprovante de envio, existe uma forma de recuperar o recibo do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020, e é mais fácil do que você pensa.

O que é o Imposto de Renda?

Caso você esteja perdido nas informações, iremos começar te explicando o que é o Imposto de Renda. O Imposto de Renda de Pessoa Física é um dos tributos mais importantes do país e ajuda a controlar as despesas das pessoas que possuem muito valor em conta bancária. 

O que acontece todos os anos é a declaração do Imposto de Renda, onde todos os gastos e entradas do ano deverão ser informados para a Receita Federal, a fim de cobrar impostos ou restituir alguns tipos de gastos. 

A declaração deve ser feita por pessoas que recebem mais de R$1.903 mensais, deixando claro todos os tipos de bens que possuem. 

Qual a finalidade do Imposto de Renda?

O Imposto de Renda é a melhor forma de arrecadação de impostos do país, e servem para o desenvolvimento e crescimento do país. Eles geralmente são destinados para saúde, educação e insfraestrutura, mas também podem ser repassados para o desenvolvimento de estados e cidades do Brasil.

Outra coisa que pode ser feita com o valor dos impostos é a construção e manutenção de novas estradas, que facilitam o deslocamento entre os estados e cidades.

Como eu posso saber se preciso declarar o Imposto de Renda?

Como já mencionamos acima, você deve possuir uma renda de, pelo menos, R$1.903 mensais. Caso sua renda venha de aluguel de imóveis, venda de imóveis, agropecuária, entre outros, você faz parte do grupo de pessoas que deve declarar o Imposto de Renda em 2020.

Atente-se, principalmente, aos prazos, pois a declaração só poderá ser enviada para a Receita Federal até o dia 30 de abril, às 23h59 pelo horário de Brasília. 

Como eu recupero o recibo do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020?

Como mencionamos anteriormente, o recibo é a forma de comprovar para a Receita Federal que você fez o envio da sua declaração dentro do prazo estipulado. Caso sua declaração se perca, existe uma forma de comprovar que ela foi enviada. 

A principal informação contida nesse recibo é o seu número de identificação. Com ele, você consegue acompanhar todo o andamento da sua declaração através do site oficial da Receita Federal. Ao todo, são 12 dígitos que são colocados no recibo.

Caso você não tenha salvo o seu recibo e agora está precisando do número da declaração para fazer a consulta, existem três formas simples de conseguir reaver novamente o seu recibo e solicitar uma segunda via. São elas:

– Portal e-Cac;

– Através do computador ou smartphone usado para enviar a declaração;

– Presencialmente, em uma agência da Receita Federal.

Recuperar o recibo através do portal e-Cac

Essa é uma das formas mais simples e utilizadas de conseguir acessar o recibo da declaração. Para isso, você deve acessar o site oficial da Receita Federal e entrar na opção Declaração IRPF.

Para utilizar esse serviço, você já deve possuir um cadastro no site ou possuir certificado digital. Após entrar na opção Declaração IRPF, você deverá seguir o passo a passo explicado abaixo:

Passo 1. Acesse o site. Você poderá abrir clicando aqui

Passo 2. Informe os dados solicitados pelo sistema. Será pedido CPF/CNPJ, Código de Acesso e a Senha, que você já deve ter criado anteriormente.

Passo 3. Selecione a opção Avançar e espere abrir uma nova aba.

Passo 4. Na nova janela, será mostrado todos os dados da sua declaração de Imposto de Renda e juntamente terá a opção recibo, onde aparecerão os números necessários para o acompanhamento.

Recuperar o recibo através do celular/computador

A opção de recuperar o recibo pelo celular ou computador também é muito utilizada, pois facilita o acesso de muitas pessoas. A declaração fica salva no disco rígido do seu computado e você consegue acessá-la em poucos passos. 

Passo 1. Acesse o programa da Receita Federal instalado em seu computador/celular;

Passo 2. Acesse a opção Declaração;

Passo 3. Após isso, clique na opção Recibo e imprima o documento. 

Recuperar o recibo de forma presencial

Caso você deseje recuperar o recibo e já sair com ele impresso, basta se dirigir a uma agência da Receita Federal mais próxima da sua residência e fazer a solicitação do documento com os seus dados de acesso.

Caso você não consiga recuperar a sua declaração de forma online por falta de dados ou por falta de cadastro/certificado digital, a melhor forma é ir até uma agência da Receita Federal para fazer a solicitação de uma nova declaração.

Caso você não saiba onde estão localizadas as agências da Receita Federal, basta clicar aqui