loader image

Empréstimo pessoal para negativados Banco do Brasil e Caixa; Qual o melhor?

Ficar com a conta no vermelho não é nada fácil, principalmente porque perdemos todos os tipos de créditos e o nosso score despenca de uma forma descomunal. E o pior, não existe forma alguma de subir o seu score novamente sem quitar as dívidas.

Imagem: Seu Crédito Digital

Para limpar o nome e pagar as contas, muitas pessoas acabam aderindo aos empréstimos para negativados, que são ofertados por diversos bancos como uma forma de ajudar os seus clientes.

Pensando nisso, resolvemos analisar propostas de dois bancos públicos: Banco do Brasil e Caixa. Qual deles tem a melhor proposta de empréstimo para negativados?

Empréstimo para negativados da Caixa ou do Banco do Brasil

Antes de decidir qual deles é o melhor, devemos analisar bem as opções. Lembrando que esses dois bancos oferecem as menores taxas de juros, afinal você não quer pegar um empréstimo e entrar em outra dívida para não conseguir pagar.

Caixa

Desde setembro de 2018, o governo federal autorizou o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia de empréstimo consignado. Essa foi uma das maiores facilidades disponibilizadas pela Caixa, pois permite que os trabalhadores consigam o empréstimo mesmo que não tenham objetos de valor para dar como garantia. 

O próprio FGTS fornece a garantia de que, se o valor do empréstimo não for pago, o dinheiro será descontado da conta em caso de demissão. Além disso, a Caixa tem o direito de pegar 10% do seu saldo do FGTS e mais 40% de multa.

Não se assuste, o FGTS continua sendo seu, apenas será descontado do valor se você for demitido e não renegociar as parcelas com o seu banco. Esse empréstimo por ser parcelado em até 48 vezes (4 anos).

Quando é dado o FGTS como garantia, a Caixa fornece uma taxa de juros menor, dependendo de cada caso. Apenas a Caixa tem o FGTS como garantia, pois são eles que administram esse serviço.

Como contratar o empréstimo para negativados da Caixa?

Antes de pedir o empréstimo, você deve estar empregado com carteira assinada sob regime de CLT há, pelo menos, um ano. Também deve ter uma conta corrente na Caixa e receber seu salário nela, ou fazer a portabilidade do salário.

No caso de empréstimo com a garantia do FGTS, você irá receber metade do valor disponível do seu saldo. Por exemplo, você possui R$5 mil no FGTS, você irá receber R$2,5 mil de empréstimo. Por fim, a empresa que você trabalha deve ter convênio com a Caixa e você pode consultar isso no RH.

Para solicitar o empréstimo, você deve acessar o Internet Banking, que é um terminal de atendimento, ou deve ir falar com o gerente da sua conta. Para quem não tem conta na Caixa, basta ir até uma agência para fazer a abertura e a portabilidade do salário.

Banco do Brasil

Diferentemente da Caixa, o Banco do Brasil não consegue ofertar a garantia do FGTS, pois não é controladora desse serviço. Felizmente, existem outras vantagens para quem procura um empréstimo.

Você não precisa ter conta no Banco do Brasil para conseguir o empréstimo para negativados e, o melhor, a primeira parcela pode ser paga seis meses após a contratação do serviço, além de que pode ser pago em até 96 vezes, o dobro da Caixa.

Certamente a maior vantagem do Banco do Brasil é a possibilidade de pagamento após seis meses de contratação, pois você consegue organizar toda a sua vida financeira antes de começar a pagar o empréstimo. 

As taxas de juro do banco são muito baixas, variando entre 1,55% e 1,94% para quem não é negativado, e 2,5% à 3,5% para os negativados. Felizmente, se você fizer a portabilidade do seu salário, as taxas podem diminuir ainda mais!

Como contratar o empréstimo para negativados do Banco do Brasil?

Você deve se perguntar: que garantia eu devo dar para o banco? Infelizmente, você só poderá contratar o serviço se o seu empregador tiver vínculo ativo com o Banco do Brasil. Para se informar sobre isso, você deve entrar em contato com o RH da empresa. 

Fora isso, você deve comprovar que o seu salário é suficiente para pagar as parcelas e deve ter mais de 18 anos. Além disso, você deve ter uma conta em banco que seja vinculado ao Banco Central.

Para contratar o empréstimo, você deve comparecer a uma agência do Banco do Brasil com a sua carteira de trabalho, últimos três contracheques, RG, CPF e comprovante de residência. Você também precisa fazer um cadastro no site para confirmar os seus dados. 

Qual dos empréstimos é mais vantajoso?

O empréstimo mais vantajoso para você, é o que o seu empregador possui vínculo, caso contrário você não conseguirá a contratação do serviço. Nos casos de negativação, poucos lugares possuem juros baixos, por isso deve-se escolher com atenção para não se endividar mais.