loader image

Como consultar CNH multas e pontos online e gratuito

Sempre existiu a preocupação com o número de pontos que estará em sua Carteira de Habilitação, porque se ultrapassar o número permitido, a sua CNH poderá ser suspensa. Por isso, devemos saber como realizar a consulta das multas que existem e iremos te ensinar duas formas fáceis de fazer isso.

multas
 

Como as multas funcionam?

As multas de trânsito acabam sendo muito presentes na vida das pessoas, porque infelizmente os motoristas não acabam tendo todo o cuidado devido quando estão dirigindo. 

Contudo, as multas não são apenas o valor a ser pago, mas servem como um alerta para os condutores perceberem as suas infrações e o quanto colocaram em risco a sua vida e a de outras pessoas.

Existem quatro tipos de infrações de trânsito, sendo que cada uma delas fornece uma pontuação diferente na sua Carteira Nacional de Habilitação. São elas:

  • Leve: 3 pontos
  • Média: 4 pontos
  • Grave: 5 pontos
  • Gravíssima: 7 pontos

Ainda existe a possibilidade da sua multa gravíssima ser agravada, e você ter o valor da sua multa multiplicado por até 20 vezes, dependendo do tamanho da sua infração. Caso você acumule 20 pontos, terá que passar pela reciclagem da sua carteira e ficará impossibilitado de dirigir por um tempo. 

O que eu preciso para consultar as minhas multas

Muitas vezes, podemos ser multados e não termos a consciência da nossa infração, como quando ultrapassamos o limite de velocidade ou fazemos ultrapassagens em locais não permitidos. Por isso, é importante saber como realizar a consulta das suas multas.

As informações necessárias para a sua consulta são a sua CNH, que nesse caso é o documento mais importante para realizá-las e o documento do seu veículo, no caso, o CRLV. 

Como consultar?

Todo cidadão consegue realizar a consulta dos pontos da CNH nos sites disponibilizados abaixo, basta ter em mãos a sua Carteira Nacional de Habilitação e inserir esses dados no site do seu estado. Confira:

Acre

Alagoas

Amapá

Amazonas

Bahia

Ceará

Distrito Federal

Espírito Santo

Goiás

Maranhão

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Minas Gerais

Pará

Paraíba 

Paraná

Pernambuco

Piauí

Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Sul

Rondonia

– Roraima

Santa Catarina

São Paulo

Sergipe

Tocantins

Basta selecionar o estado em que você mora e adicionar os dados solicitados e fazer a consulta das suas multas no conforto da sua casa.

Consultando as multas pelo site da Polícia Rodoviária Federal

Existe a possibilidade de realizar a consulta diretamente pelo site da Polícia Rodoviária Federal,  onde você adiciona os dados sobre o seu veículo e irá aparecer se conta ou não alguma multa no sistema. 

Essa consulta só consegue mostrar as infrações que ainda não foram pagas. Vale ressaltar que algumas infrações que só são disponibilizadas no sistema 30 dias após a realização da infração. Isso significa que mesmo que não conste nada durante a sua consulta, existe a possibilidade de você ter sido multado mas ainda não ter sido adicionado no sistema. 

Se durante a consulta você perceber que existem infrações, existe a opção de gerar um boleto diretamente no site e você já consegue pagar a sua multa sem precisar de dirigir até uma sede do Detran.

Quando você for realizar a consulta, é necessário adicionar a placa do seu veículo e o número do Renavam, sendo que eles são obrigatórios para que a consulta seja bem sucedida.

Onde fica o número do Renavam?

Em primeiro lugar, devemos saber o que é o Renavam. Ele funciona como o RG e CPF do seu veículo, pois é o Registro Nacional de Veículos Automotores. Com o número do Renavam é possível saber todo o histórico do seu automóvel, desde a sua fabricação, troca de dono e muito mais. 

Ele registra as informações do seu veículo, suas características, multas, emplacamento, licenciamento, mudanças de proprietários, furtos, e etc. Todas essas informações ficam sob controle do Detran através do número do seu Renavam.

Ele é encontrado no documento do veículo e é obrigatório tê-lo para realizar a consulta das suas multas. 

Consulta de pontos na CNH direto no Detran

Caso você não queira se sentir preso ao serviço online, é possível realizar a consulta diretamente na sede do Detran da sua cidade, também de forma rápida e simplificada, desde que você leve os documentos necessários. 

Se o próprio motorista for ao local fazer a consulta das multas, basta levar uma cópia do documento do veículo e a sua carteira nacional de habilitação. Em caso de perda ou roubo da sua CNH, deve-se apresentar um boletim de ocorrência e um documento de identificação com foto. 

Caso seja um parente próximo, filhos, cônjuge ou irmão que vá verificar os pontos da carteira, deve-se levar uma cópia da carteira de habilitação do condutor e um comprovante de parentesco original. 

Para a retirada de documentos, é necessário levar o protocolo e o RG e, no caso de parentesco, o comprovante de vínculo.

Todos os serviços apresentados acima são disponibilizados de forma gratuita e rápida, para facilitar a vida dos condutores.