loader image

Saiba como consultar o seu SCORE e como aumentar a sua nota

Caso você esteja atrás de uma linha de crédito, como um cartão, financiamento ou empréstimo e quer que ele seja aprovado sem maiores problemas, é muito importante que você tenha um bom Score, pois ele será analisado e definirá se você vai ter acesso ou não ao que está solicitando.

Em alguns casos, inclusive, caso o seu Score seja muito baixo você poderá precisar pagar uma taxa de juros bem maior que o normal.

Antes de mais nada, você deve estar se perguntando o que é o Score e para que ele serve. Este número é basicamente uma “nota” que cada pessoa recebe de acordo com o seu histórico de pagamento de dívidas.

Para ele ser definido são utilizados uma série de variáveis e, quanto maior, significa que você é um melhor pagador e, com isso, mais fácil será para ter acesso as mais diversas modalidades de créditos existentes no mercado.

dicas para aumentar score1 768x450 1
Imagem: Serasa

Como funciona?

Quando você vai até um banco e pede um empréstimo, por exemplo, ou quando tenta fazer um crediário em uma loja, estas empresas imediatamente verificam o seu score dentro do sistema do Serasa para avaliar o seu histórico de pagamentos.

A nota que você vai receber varia de 0 a 1000 e dentre alguns critérios que são avaliados para definir a sua nota através do formato de estatística são: histórico de negativação, pagamentos em dia, cadastro atualizado relacionamento financeiro com empresas.

Por que consultar o seu score?

Nunca se sabe quando você vai precisar pedir crédito para alguma empresa e qual será a sua necessidade de que ele seja aceito, por exemplo em casos de emergência, você não vai querer estar precisando de dinheiro e ter seu empréstimo negado por que a sua nota está muito baixa.

Por isso, é muito bom investir no seu”currículo financeiro” e procurar melhorar ele cada vez mais para levar uma vida financeira mais tranquila e sem grandes inseguranças.

Além disso, caso você tenha e pretensão de financiar uma casa ou um carro, antes de qualquer coisa avalie o seu score, como vamos te explicar abaixo, e caso ele esteja muito baixo, confira as nossas dicas para aumentar a sua nota e conseguir taxas de juros ainda menores por ser um bom pagador de contas.

Como consultar o seu score no Serasa?

O passo a passo para consultar o seu score é extremamente simples e não vai demorar mais do que 5 minutinhos. Basta você acessar o site do score, clicando aqui.

Logo em seguida preencha o seu cadastro com todas as informações pessoais solicitadas para que a análise seja realizada. Por último, basta você acessar a sua conta e conferir a qual é a sua nova do Score. Além disso, você também poderá conferir qual é a média do score de pessoas que moram no seu mesmo CEP e também que possuem a mesma faixa etária que você.

Consultando score pelo aplicativo

Outra forma de descobrir qual é o seu score é fazendo o download do aplicativo do Serasa Consumidor (na Google Play ou App Store).

Depois de fazer download você precisará se cadastrar caso nunca tenha acessado o site do Serasa Consumidor, caso já tenha algum cadastro desta empresa, poderá utilizar o mesmo login para conferir essa informação. Por fim, após preencher todas as informações solicitadas você deverá acessar o aplicativo e ir até a opção de consultar o seu score e pronto.

Como aumentar o seu score?

Caso, depois de conferir a sua nota, tenha percebido que ela está muito baixa, existe algumas coisas que você pode fazer para conseguir aumentá-la, como as que vamos te mostrar abaixo:

1- Limpe seu nome

Isto é algo que vai te ajudar muito a aumentar a sua nota, caso você esteja com o nome negativado, significa que deixou de pagar uma conta e isso vai puxar a sua nota lá para baixo. Por isso, procure renegociar a sua dívida e pagar todas as parcelas para que ele possa aumentar ao longo dos próximos meses.

2- Atualize seus dados no Serasa

Esse passo é o mais fácil e pode te garantir alguns pontos extras, basta você acessar o site do Serasa Consumidor e preencher algumas informações básicas sobre você, como idade, endereço e telefone.

3- Pague as contas em dia

Como dissemos ao longo deste texto, esta é uma avaliação da sua vida como pagador, por isso, ter as contas pagas em dia é muito importante para que a sua nota aumente. Se conseguir, inclua algumas despesas no formato débito automático para não ter nenhuma chance de esquecimentos acontecerem.