loader image

CNH Social: Veja como você pode ter sua habilitação totalmente de GRAÇA!

Quando você está procurando um novo emprego, muitas empresas solicitam que os candidatos possuam carteira de motorista para esta oportunidade, no entanto, o processo pagar conseguir ter a sua CNH pode ser muito caro.

E, em alguns casos, ele pode aumentar consideravelmente caso você não consiga passar na primeira prova. Entretanto, o que poucas pessoas conhecem é o serviço do governo que oferece esta habilitação de forma gratuita.

cnh2Bsocial

Pessoas com baixa renda podem solicitar a CNH Social, que faz com que você não precise arcar com nenhum custo de processo da habilitação, entretanto, não são todos os estados que oferecem este benefício para famílias de baixa renda.

Atualmente, os estados da Paraíba, Minas Gerais, Amazonas, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Pernambuco, são os que possuem esse incentivo oferecido pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte.

Em breve este projeto deverá ser disponibilizado em todo o país, e todas as pessoas que não tem condições poderão utilizá-lo, inclusive para aquelas pessoas que precisam mudar a sua categoria.

Quem pode solicitar a CNH Social?

Atualmente existem diversas pessoas que já se beneficiaram deste programa, assim como existem outras como você, que sequer imaginavam que ele existisse que pudessem aproveitar.

O primeiro e principal requisito que deve ser comprovado por parte do candidato é o de que ele pertence a uma família de baixa renda, pois o programa é destinado para estas pessoas.

Além disso, existem outros requisitos que você precisará cumprir para poder solicitar a sua CNH, sendo eles:

  • Ter mais de 18 anos para poder solicitar a CNH na categoria B, ficando habilitado para dirigir veículos que comporte no máximo 8 passageiros.
  • Ter mais de 21 anos para mudar a categoria de B para a categoria D;
  • Morar em algum dos estados que possua o benefício da CNH gratuita à pelo menos dois anos;
  • Ter concluído o seu ensino fundamental (incluindo por meio do EJA) e saber ler e escrever.

Quais documentos necessários para ingressar no programa?

Assim como os requisitos acima devem ser seguidos para que você possa ingressar, também existe uma série de documentos que devem ser apresentados quando você estiver fazendo a solicitação do benefício.

Os documentos necessários são, basicamente os mesmos de qualquer pessoa que deseja começar a retirar a sua habilitação, veja:

  • Documento de identidade original e com foto (RG. CNH e passaporte, por exemplo);
  • Carteira de Trabalho das pessoas da sua família;
  • CPF;
  • Comprovante de residência dos últimos 3 meses;
  • O RG dos membros da sua família ou certidão de nascimento.

Todos estes documentos são necessários para o Governo conferir as suas informações e verificar se não existe nenhuma fraude que, infelizmente, são comuns em nosso país.

Como fazer a inscrição no programa

O principal passo é conferir se este programa está disponível na sua cidade e você pode fazer isso visitando o Detran mais próximo de você e conferindo se está. Outra forma, é através da internet, você pode acessar o site deste órgão e conferir todas as informações.

Para fazer a sua inscrição, basta acessar o site oficial do SENAT e busque a opção de inscrição, onde você deverá preencher todos os dados corretamente, como o número de documento, endereço e renda familiar.

Depois de preencher todas as informações, basta você esperar uma mensagem de resposta que será enviada pelo sistema.

Além disso, você também pode fazer a sua inscrição através de uma visita direto ao Detran, mas para isso você precisará esperar a disponibilidade de vagas.

Como fazer a inscrição no Detran

Para fazer a inscrição através do Detran é muito fácil, basta você acessar o site oficial do órgão da sua região, ou fazer uma visita até a sede física e preencher todas as informações solicitadas.

O órgão irá analisar todas as informações enviadas para você e irá decidir se você esta apto a receber o benefício ou não.

Dirigir sem CNH no Brasil, é possível?

Se você está com ideia de sair dirigindo sem a sua carteira de motorista em mãos, é melhor parar e repensar isso, pois dirigir sem ter a sua CNH é proibido e poderá gerar multa para você e para o dono do veículo.

Além disso, a multa também é válida para aquelas pessoas que possuem a habilitação e estão com ela fora do prazo de validade ou caçada. Além disso, estar sem a carteira de motorista quando ela for solicitada também irá gerar multa.

Uma opção nesses casos e par você nunca mais esquecer a sua carteira de motorista é utilizar a sua versão online, que você pode conferir como funciona clicando aqui.

Além disso, caso você não tenha a CNH por falta de dinheiro, utilize este programa que te mostramos pois, com ele, você poderá começar a trabalhar em aplicativos, por exemplo, e começar a ganhar dinheiro agora mesmo e mudar a sua vida.

Vale lembrar que, mesmo na CNH Social, ainda existe o período de 1 ano em que você só pode receber um número limitado de pontos, por isso, tome sempre muito cuidado.