loader image

5 formas de você viajar de avião totalmente de GRAÇA!

Já imaginou a possibilidade de você viajar de avião de forma totalmente gratuita? Existem diversas formas de você poder fazer isso, tanto em viagens nacionais quanto internacionais, no entanto, a maior parte das pessoas desconhecem essa oportunidade.

airport 2373727 1920

Abaixo, listamos algumas das melhores opções que você pode ter para conseguir viajar economizar um dos maiores custos, os das passagens aéreas, confira como você pode fazer:

1. Overbooking

Embora isso não seja muito comum aqui no Brasil, acontece em muitos lugares ao redor do mundo. Pois, normalmente as empresas acabam vendendo mais passagens do que existem lugares no avião, para não ficarem com nenhum lugar vazio e perderem dinheiro.

No entanto, normalmente quando isso acontece em voos que estão super lotados, você pode acabar recebendo uma recompensa por ceder o seu espaço no avião para outra pessoa que também comprou a mesma passagem que você.

Para isso, o processo é extremamente simples e basta você optar por comprar as passagens para os vôos que acontecem à tarde nos domingos ou durante amanha nos outros dias da semana. Preferencialmente, opte pelos voos que tendem a estarem mais lotados.

Lembre-se de comprar a sua passagem com uma certa antecedência para não pagar um valor muito caro, pois voos em horários de pico tendem a terem seus valores mais elevados.

No dia do embarque, chegue mais cedo para fazer o seu check-in e entre em contato com a empresa em que está voando e pergunte se o voo não está lotado. Caso isso aconteça, você pode se voluntariar para esperar o próximo em troca de um voucher para usar no futuro.

Normalmente é isso que acontece e você pode voar de graça quando quiser. Vale lembrar que todas as despesas com hotel e alimentação que foram necessárias também serão pagas pela companhia que você está voando por conta do overbooking.

Claro que nesses casos você não pode ter nenhuma pressa para chegar ao seu destino, ou não poderá esperar até o próximo voo acontecer.

Antes de confirmar qualquer coisa, lembre-se de verificar todas estas informações para saber se o hotel e alimentação serão reembolsados, quando será o próximo voo e se você terá um assento confirmado.

2. Milhas

Esta é outra opção em que você pode viajar sem precisar gastar nenhum valor, apenas utilizando as boas e velhas milhas que funcionam muito bem, ainda mais se você costuma gastar muito dinheiro no cartão de crédito por exemplo.

Além disso, existe programas de milhas das próprias empresas e, por isso, sempre faça a sua inscrição para poder fazer um upgrade de classe e ganhar pontos de fidelidade.

Quando tiver acumulado um número bom de pontos, você poderá voar pagando apenas as taxas de embarque do aeroporto e sem nenhum outro custo. Você também pode ganhar ainda mais pontos em programas de milhas onde, se você adquirir um produto, ganha os pontos multiplicados por 4, por exemplo.

Por isso, fique sempre de olho nas oportunidades que estão disponíveis ao seu redor e tenha o costume de verificar os e-mails que recebeu.

3. Descontos para parentes de tripulantes

Esta opção fica mais restrita a um grupo de pessoas, mais muitas delas não sabem que existe e que podem aproveitar isso para viajar sem nenhum custo.

Todos os tripulantes e funcionários de empresas aéreas recebem alguns benefícios, como o de conseguir passagens gratuitas ou alguns descontos para pessoas da sua família ou amigos. Por isso, se você tem algum parente que trabalhe nesse ramo, vale à pena chamá-lo para conversar sobre este benefício, ainda mais se você quer viajar sem tantos custos.

4. Voos da Força Aérea

Muitas pessoas sequer imaginam que isso é possível e é realmente surpreendente, mas todos os cidadãos brasileiros tem o direito de voar nos aviões da Força-Aérea, sem precisar ser uma autoridade politica ou militar.

Os aviões da FAB viajam diariamente por todo o país e sempre sobram alguns espaços vagos que podem ser ocupados por você, por isso, basta você acessar o site deste órgão e e se candidatar para ocupar algum assento que possa ficar vago.

Nesse caso, você terá que se adaptar ao que já está planejado pela própria força aérea, como os horários e destinos (podendo escolher apenas os que estão disponíveis).

Outra opção é ir até a Força Aérea da sua cidade ou próxima de você para se candidatar para algum voo. Além do processo ser muito fácil, você ainda vai conseguir economizar um bom dinheiro.

5. Encomendas do exterior

Esta tática é muito utilizada por diversas pessoas e é sempre válida. Você pode trazer encomendas para os seus amigos e outras pessoas e ter um bom espaço na mala.

Neste caso você ainda vai ter que pagar a passagem, mas poderá tirar o custo dela apenas fazendo esse translado de alguns itens do país para o qual você está viajando, por exemplo.

Vale lembrar que taxas poderão se aplicadas, por isso, procure revender para os seus amigos apenas produtos que não possuem tantos riscos de serem taxados.