loader image

Profissões para quem gosta de exatas

Se você já sabe que quer uma profissão na área de exatas, mas ainda não sabe em que exatamente gostaria de se especializar, este artigo pode te ajudar.

Profissões para quem gosta de exatas

Listo aqui cursos que você pode fazer se quiser trabalhar com exatas:

Matemática

    A própria faculdade de matemática. Nela são ensinadas disciplinas como geometria, álgebra, cálculo, estatística, trigonometria, aritmética, análise etc. Mas, todas elas com muito mais profundidade do que ensinado na escola, cursos técnicos ou nas faculdades de engenharia.

    Após formado em matemática, você pode atuar como professor em escolas de ensino fundamental e médio, atuar no mercado financeiro, em indústrias, nas áreas de design de produtos, produção (gerencia cadeia de suprimentos e elabora estratégias para evitar desperdícios), biomatemática, ciências computacionais. Além disso, você pode optar por seguir a carreira como um pesquisador.

Se você deseja ser professor de universidade, será necessário concluir a faculdade e em seguida, fazer um mestrado.

Estatística

    Suas disciplinas são ligadas as áreas da matemática e ciências da computação. Na faculdade de estatística, você terá disciplinas como cálculo, álgebra linear, probabilidade, métodos estatísticos, análise de dados etc. O profissional desta área trabalha com o levantamento, processamento e análise de dados, com o objetivo de fornecer respostas com a menor margem de erro possível.

    O profissional desta área, pode atuar no mercado financeiro, controle de qualidade em produção de indústrias, pesquisa de mercado, criação de banco de dados, análise de testes de medicamentos, pesquisas clínicas, análises previdenciárias, etc.

Física

    Na faculdade de física, você terá conteúdos como: física básica, cálculo, métodos numéricos, mecânica, eletromagnetismo, física experimental, estrutura da matéria, termodinâmica, etc.

É uma profissão que envolve muita pesquisa.

    Nesta formação, você pode atuar como professor em escolas e cursinhos pré-vestibulares e para concursos. Também pode atuar em indústrias e áreas de pesquisas, sendo necessário uma especialização, como por exemplo nas áreas de física nuclear, acústica, física biológica, física ambiental, física médica, óptica.

Comércio Exterior

   Suas disciplinas são bem abrangentes, algumas delas são: matemática financeira, administração, economia, contabilidade, estatística. direito internacional, inglês e espanhol.

Nesta profissão você irá dominar técnicas e métodos de compra e venda de produtos e serviços entre empresas e governos de outros países.

    Você pode atuar no agenciamento de carga, intermediário nos contratos de compra e venda com empresas estrangeiras, consultoria, cotação de moedas e produtos internacionais etc.

Fontes de pesquisa: guiadacarreira.com.br; guiadoestudante,abril.com.br